terça-feira, 26 de agosto de 2014

Computação na nuvem





     Computação na/em nuvem (em inglês - “cloud computing”) tem se tornado a cada dia que se passa uma realidade. Até pouco tempo essa tendencia era algo bastante difícil de se ver, mas hoje em dia não há quem não conheça por exemplo o Dropbox, sistema em nuvem onde é possível que você armazene dados de qualquer lugar do mundo precisando apenas de uma conexão com a internet e o seu respectivo login de acesso.

     O conceito básico na computação em nuvem é que o usuário não precisa ter o software ou dados salvos em seu computador, podendo usá-lo de qualquer lugar. De modo geral você não precisará instalar nenhum aplicativo em seu computador, por exemplo um editor de texto, pois você terá acesso a ele com sua internet e assim poderá desfrutar das aplicações em nuvem como quiser e bem entender.

     Um exemplo de aplicação em nuvem é o Microsoft Word. Quem possui uma conta de e-mail outlook/hotmail (sistema de gerenciamento de e-mail da Microsoft) pode desfrutar de forma gratuita a versão do Word na nuvem.

     Entre as vantagens está a facilidade de uso do sistemas em gerais e sua portabilidade. Outra vantagem que fica em destaque para muitos é a de que com a computação em nuvem você poderá usar aplicativos bastantes pesados sem afetar o desempenho em seu computador. Um exemplo é o Photoshop, que também já possui sua aplicação grátis na nuvem.

     As desvantagens fica por conta da incerteza de algumas pessoas em relação a seus arquivos salvos na nuvem. Vale ressaltar que fontes conhecidas são as mais recomendadas, assim saberá que está usando um produto de qualidade e que suas informações estão seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário