sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Software Livre




     O conceito de software livre iniciou-se por volta de 1980 por Richard Stallman. Ele (Stallman) não gostava da ideia de ter um software e não pode-lo modifica-lo de forma que atendesse suas necessidades. Com isso ele começou a pregar o conceito de software livre tanto para modificação, tanto para cópias, já que também não podia ser distribuídos entre usuários os softwares proprietários.


     Com a popularização do software livre, foi definido algumas liberdades essenciais, e elas são:

Liberdade 0 – O usuário pode usar o software do modo que preferir e para o que quiser.

Liberdade 1 – Estudar e modificar o código para que possa atender suas necessidades.

Liberdade 2 – Redistribuir cópias para que ajude ao próximo.

Liberdade 3 – Distribuir cópias modificadas por você ou por outros, assim beneficiando a todos que participam da comunidade de software livre.


     Muitas pessoas, ainda hoje em dia, tem um certo preconceito com os softwares livres. Muitos pensam que pelo simples fato de ser grátis o produto não é de qualidade e com certeza isso é um erro já que como é feito por muitos, o software fica menos sucessível a erros, pois muitos vêem como as coisas estão funcionando, podendo assim sempre aperfeiçoa-los. Um exemplo de software livre que faz bastante sucesso é o Mozilla Firefox, navegador que não é atoa que deixou grandes como o Internet Explorer para trás.


     Cada vez mais o número de usuários com softwares livres têm aumentado e esses números são significantes, por isso não deixem de estarem sempre de olho nas novidades. Vale lembrar que muitas das vezes existem softwares livres parecido com o que você usa (e paga por ele) de forma bem mais útil e grátis.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu conteúdo, porém sou nova nesse assunto de TI, então gostaria muito que o Senhor publicasse explicando o que é um software. Ficarei muito grata. Acompanho todas as suas publicações do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, nas próximas publicações esclareceremos um conceito geral de software para que, pessoas como você que estão entrando na área, possam ficar por dentro de tudo na Tecnologia da Informação.

      Excluir